A fibromialgia é uma condição que causa dor crônica generalizada, fadiga, problemas de sono e dificuldades cognitivas e pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo idosos.
Embora a fibromialgia possa afetar os idosos, é menos comum em pessoas com mais de 65 anos de idade. No entanto, os sintomas podem ser mais intensos em idosos devido a outras condições de saúde que eles possam ter, como o próprio envelhecimento natural do corpo.
Os sintomas da fibromialgia em idosos podem incluir dor crônica, fadiga, rigidez muscular, dores de cabeça, problemas de sono, ansiedade e depressão. Alguns idosos também podem ter outros sintomas, como tonturas, problemas de memória e dificuldade em controlar a bexiga e o intestino.
O tratamento da fibromialgia em idosos é semelhante ao tratamento em outras faixas etárias e pode incluir medicamentos para aliviar a dor e melhorar o sono, terapia física, terapia ocupacional e aconselhamento para lidar com a ansiedade e a depressão. Além disso, práticas de autocuidado, como exercícios leves, meditação e massagem, podem ajudar a aliviar os sintomas em alguns idosos com fibromialgia.
Embora a fibromialgia possa ser uma condição crônica e debilitante, o tratamento adequado pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos idosos afetados pela doença.
O Residencial Menino Deus Porto Alegre é capacitado para atender idosos em todos os níveis de necessidade. Independente do seu grau de debilidade, todos os moradores são avaliados por nossa equipe multidisciplinar, que é composta por: médico geriatra, psicólogo, psiquiatra, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, enfermeiros, nutricionista, educador físico, musicoterapeuta, arteterapeuta e cuidadores. E assim uma rotina de atividades e cuidados personalizada é elaborada para cada um. Nossa equipe de enfermagem opera de forma integrada 24h por dia (incluindo rondas de acompanhamento noturnas) e realiza toda a gestão de medicamentos.
O Residencial Menino Deus Porto Alegre também é uma Casa de Repouso para Idosos recomendada para pessoas com quadros clínicos avançados e necessidades de cuidados permanentes. Tanto a estrutura física, quanto as equipes estão prontas para proporcionar conforto, prevenção e o atendimento adequado que cada morador necessita, independente de sua comorbidade.